PokéShiny

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+13
Kenshin
Rayaxe
ZeusPsy
Yuh~
Pok-kun
Rafael Arceus
Caju.
JPNIgor
Gugu04
Arcanjo
VG
kakashi
MasterWell
17 participantes

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    MasterWell
    MasterWell
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 3935
    Data de inscrição : 14/05/2009
    Idade : 33

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por MasterWell 09.07.10 23:22

    Guia de Pokémon competitivo para Iniciantes


    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes K6b7REh




    Introdução

    Sejam muito bem vindos ao mundo Competitivo Pokémon! Alguns já conhecem este mundo, uns conhecem pouco, outros conhecem muito. Mas o principal foco aqui, é trazer conhecimento aos que não o conhecem perfeitamente. O Jogo Competitivo Pokémon, ao contrário do que muitos pensam, é um pouco complexo, porém, se estudado e praticado com vontade, o aprendizado será muito rápido. E este tópico tem a finalidade de poder tirar essa complexibilidade que os novos jogadores tem no mundo competitivo. Para quem quer deixar de ganhar da Elite Four com Caterpie e embarcar no mundo Competitivo, arrume suas malas e venha conosco nessa jornada!




    Apresentação do Simulador de Batalhas

    Hoje em dia, o modo que grande parte dos Players usam para jogar Pokémon, é através do Simulador Online, chamado Pokémon Online. Nele, você poderá jogar com um amigo, um oponente de campeonato, ou com qualquer outro player que quiser jogar com você. Não é preciso pagar nada, nem informar seus dados. Só basta baixar qualquer simulador, instalar, aprender a mexer nas ferramentas básicas dele, e é claro, possuir internet em seu computador.
    Para conhecer mais sobre o simulador, visite o tópico abaixo:

    Pokémon Online

    O que é mais utilizado em grande parte das comunidades competitivas, é o Pokémon Online.
    Para fazer o Download de algum desses simuladores, é só clicar no nome do qual deseja instalar, e fazer o download.
    Aqui no Fórum existe um tutorial que explica como usar o Pokémon Online, montar times, batalhar e muitas outras coisas.

    Para ir ao tópico, Clique Aqui!




    As denominadas Tier List

    No Pokémon Competitivo, existem aqueles Pokémons que tem um nível competitivo maior e outros que tem um nível competitivo não tão bom, e as Tiers servem para diversificar os Pokémons por força e utilização em batalhas.. Existem 8 tipos de Tiers, nas quais são:

    Uber: Fazem parte dessa Tier, os Pokémon considerados os mais Fortes do jogo, ou aqueles que podem deseliquibrar demais outra Tier mais baixa. Nela se encontram: Lugia, Darkrai, Arceus e etc.

    OU ou Overused: Nela se encontram Pokémon que são muito usados ou de grande nível competitivo nos jogos, que tem ótimos Status e Movepools para serem explorados. Nela estão Reuniclus, Scizor, Dragonite e etc.

    BL ou Borderline: São aqueles Pokémon pouco usados, que também possuem um bom nível competitivo, mas são fortes demais para estarem no metagame UU.

    UU ou Underused: Aqui encontram-se aqueles Pokémon pouco usados e que já não são tão competitivos como os outros, mas ainda tem grande papel no Metagame. Essa Tier é composta por Arcanine, Cobalion e Chandelure.

    BL2 ou Borderline2: Pokémons que são muito pouco usados, mas que, são fortes demais para estarem em RU.

    RU ou Rarelyused: Nessa tier, se encontram os Pokémons muito pouco utilizados. Accelgor, Cresselia e Golurk também estão nessa Tier.

    NU ou Neverused: Nessa Tier ficam aqueles Pokémon que quase nunca são usados por possuírem baixo nível, devido ao seus Status Base ou Abilities ou Movepool. Regigigas é um Pokémon muito forte se for falar em Status Base, mas por possuir um péssimo Movepool e uma abilidade muito ruim, sua usagem é baixa e por isso, infelizmente, ele está nessa Tier.

    NFE ou Not Fully Evolved: Aqui ficam os Pokémon nos estágios evolutivos anteriores (pré-evoluções). Ela não é muito usada, justamente por se tornar de um grupo só de pré-evoluções, como Squirtle, Charmeleon e etc.

    Como podem ver, as Tiers são como uma hierarquia de Pokémon, onde a Uber é a mais forte e a NFE a mais fraca. Lembrando que, em cada tier, só pode ser usados Pokémons de sua Tier abaixo, como por exemplo: No Metagame Uber, podemos usar todos os Pokémons, exceto Arceus, que é proibido. Já na Overused (OU), podemos usar pokémons das tiers OU, BL, UU, NU e NFE, menos a Uber, pois a Uber é a tier acima da OU e assim por diante.

    Abaixo, encontra-se o Link de todas as tiers e seus respectivos Pokémon.




    O Jogo Competitivo

    No Jogo Competitivo, certos tipos de Pokémon, exercem diferentes tipos de  funções, nas quais algumas são determinadas pelo Status Base do Pokémon, pelo variado Movepool, por sua Ability e dentre outros. Mas a mais relevante é a em relação ao Status Base que o Pokémon possui.




    O Lead

    É denominado Lead, o Pokémon que inicia a partida (o 1º usado em campo). Ele é de principal importância ao time do Player, pois exerce tipos de funções, dependendo do Pokémon escolhido.
    Alguns preparam o campo para os Sweepers, usando entry Hazards como Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes, outros usam golpes para proteger os demais Pokémon, como Reflect e Light Screen e entre vários outros.
    O Lead é uma ferramenta chave no time, e a estratégia de muitos Players se baseiam primeiramente nos Leads.




    Os Sweepers

    São os Atacantes do time. São baseados pelos Status Base de ambos os Ataques (ATK e SpA) do Pokémon.

    Existem 3 tipos de Sweepers: Physical Sweepers, Special Sweepers e Mixed Sweepers.




      * Physical Sweepers:


    Os Physical Sweepers, são aqueles que dispõem de uma boa Base em Status de Ataque e são usados somente como Atacantes físicos no jogo. Exemplo de um Physical Sweeper: Scizor.



      * Special Sweepers:


    Os Special Sweepers, são aqueles que dispõem de uma boa Base em Status de Especial Ataque (SpA) e são usados somente como Atacantes Especiais no jogo. Exemplo de um Special Sweeper: Latios.



      * Mixed Sweepers:


    Os Mixed Sweepers, são aqueles que exercem as duas funções. Podem ser tanto Physical Sweeper, quandt Special Sweeper, ou podem ser os dois ao mesmo tempo, surpreendendo o adversário. Exemplo de um Mixed Sweeper: Salamence.




    Walls

    As Walls são Pokémon defensivos, que ao contrário dos Sweepers, servem para defender o campo de batalha. São baseados pelos Status Base de ambas as Defesas (Def e SpD)

    Assim como os Sweepers, existem 3 tipos: Physical Walls, Special Walls e Mixed Walls.




      * Physical Walls:



    As Physical Walls, são aqueles Pokémon que tem um bom Stats de Def e servem para se defender dos Physical Sweepers. Um Exemplo Clássico de Physical Wall: Skarmory.



      * Special Walls:


    As Special Walls, são aqueles Pokémon que tem um bom Stats em Especial Defesa (SpDef) e servem para se defender dos Special Sweepers. Um Exemplo Clássico de Special Wall: Blissey.



      * Mixed Walls:


    As Mixed Walls, são aqueles Pokémon que tem bons Status Base em ambas as Defesas (Def e SpD). Ou seja, ele pode desempenhar a função de Physical Wall, de Special Wall ou dos dois. Exemplo de Mixed Wall: Ferrothorn.




    Baton Passers e Boosts em Status
    Baton Passers, são Aqueles Pokémon que usam o move Baton Pass para passar algum Boost de Status para outro Pokémon.

    Exemplo de um Baton Passer: Ninjask.




    Clerics

    São aqueles Pokémon que tem a função de ajudar os outros Pokémon do time, nos quais aprendem golpes de cura, como: Aromatherapy e Heal Bell, assim, anulando todo o efeito negativo do seu time, como: Paralysis, Poison, Sleep e etc. Em outras palavras, são como enfermeiros do seu time.

    Um Exemplo de Cleric: Vaporeon.




    Taunters e Phazers

    São Aqueles que impedem a "festa" de alguns Pokémon.

    Os Taunters e Phazers tem de certa forma, funções parecidas, nas quais serão explicadas agora.




      * Taunters:


    São Pokémon que usam o Move Taunt para impedir que os Pokémon adversários usem golpes que não causem dano na Arena.

    Exemplo: Se um Pokémon meu usa Taunt, quer dizer que o Pokémon Adversário só poderá usar golpes que causem dano, pois Taunt proíbe o uso de golpes que NÃO causem dano, assim impedindo que Pokémons usem golpes como Reflect, Swords Dance e etc, pois esses são golpes que não causam dano e não poderão ser usados em alguns turnos, devido ao uso do Move Taunt. Lembrando que, Taunt só dura alguns turnos e se o efeito do Taunt acabar, você terá que usá-lo novamente para reativar o efeito novamante, senão, o adversário estará livre para usar golpes que não causem dano.

    Um Exemplo de Taunter: Crobat.


    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes 169

    Crobat, por possuir uma das velocidades mais altas do jogo consegue usar Taunt primeiro, do que a maioria dos Pokémon, o que é de extrema vantagem para quem vai usar esse tipo de estratégia.




      * Phazers:


    São aqueles Pokémon que usam certos ataques para acabar com algumas estratégias, como Baton Pass, Pokémons que aumentam seus Status, ou seja, eles já são mais específicos para acabar com esse tipo de situação.

    Mas qual é o modo utilizado para conseguir essa façanha??

    Os Phazers são usuários de golpes como Roar, Haze, Whirlwind, no qual fazem o Pokémon perder todos os Boosts ganhos, graças seus próprios ataques, ou por terem recebido Boosts com Baton Pass.

    Os golpes Roar e Whirlwind explusam o Pokémon da arena, fazendo assim, consequentemente, perder todos os Boosts ganhos.

    O Golpe Haze anula toda a alteração de Status em campo, ou seja, se algum Pokémon que tenha o golpe Haze o usar no Campo, o golpe irá anular todo o aumento ou redução de Status feito pelo Adversário ou pelo Próprio Player.

    Exemplos de Phazers: Hippowdon e Gengar.


    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes 450 Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes 094

    Hippowdon, é um ótimo Pokémon e possui em seu Movepool o move Roar, fazendo dele um ótimo Phazer.
    Gengar, é um usuário do move Haze, no qual anula a alteração de Status feita por qualquer Player na Batalha.




    Categoria de Ataques

    Os Ataques dos jogos são divididos em 3 tipos. A categoria Ataques Físicos, Ataques Especias e Ataques denominados "Outros".



      * Ataques Físicos:


    Os Ataques Físicos, são melhores aproveitados por Pokémons que tenham um bom Ataque Físico (Atk), que é o caso do Scizor. Scizor tem 130 Base de Ataque (Atk) e 55 Base de Especial Ataque (SpA), por isso, o melhor seria usar somente ataques Físicos nele, como: U-Turn, Bullet Punch e entre outros, pois são golpes Físicos. Seria irracional usar um Scizor com Air Slash por exemplo, pois é um golpe especial e não seria aproveitado o seu Ataque Fisico.



      * Ataques Especiais:


    Os Ataques Especiais, são mais usáveis por Pokémons que tenham um bom Especial Ataque (SpA). Um Alakazam por exemplo, não seria bom utilizar Ataques Físicos nele, pois ele é um Atacante Especial, e sua base de Status em Ataque Físico é muito baixo. É melhor ter um Alakazam com Psychic (Especial), do que um com Zen Headbutt (Fisico).

    Já os Mixed Sweepers, podem ter tanto Ataques Fisicos (Atk), quanto Ataques Especiais (SpA) em seu Moveset, pois eles tem bons Status Base em ambos os Ataques (Atk e SpA).




      * Ataques denominados "Outros":


    Os Ataques denominados "Outros", são aqueles que não causam nenhum tipo de dano. Aqueles que Paralizam, fazem Dormir, que aumentam Status e entre muitos outros.






    Algumas Observações

    Todo o conteúdo deste Tópico foi elaborado por mim, MasterWell, com o intuito de ajudar a quem está engressando ao Pokémon Competitivo, e todos os direitos são reservados a mim e ao Fórum PokéShiny. Por isso, por favor, se precisarem postar este Guia em um outro lugar, dêem os devidos Créditos a mim e ao Fórum, junto ao Link do mesmo. E nem pensem em plagiar este Guia, pois através de 1 única palavra chave anexada no tópico, consigo rastrear os supostos plagios, devido a uma ferramenta de Web que tenho em meu Computador.

    Obrigado à todos, e espero que gostem do guia.









    Qualquer dúvida ou erro, poste uma mensagem aqui ou no APAT (Apoio ao Treinador).

    ~ Pokéshiny 2013 - Todos os Direitos reservados. ~








    Última edição por MasterWell em 30.12.12 17:18, editado 5 vez(es)
    kakashi
    kakashi
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 6160
    Data de inscrição : 08/06/2009
    Idade : 32
    Localização : Não te enteressa

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por kakashi 09.07.10 23:33

    Simplesmente fodah Well
    Fico bem melhor do que o outro
    sem duvidas perfeito
    Isso ajudará muito os iniciantes ^^
    VG
    VG
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 1188
    Data de inscrição : 10/05/2009
    Idade : 29

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por VG 09.07.10 23:47

    Fodao Well, vou ler ele todo quem sabe ele dimunui minha barrinha de noob rs

    E nem pensem em plagiar este Guia, pois através de 1 única palavra chave anexada no tópico, consigo rastrear os supostos plagios, devido a uma ferramenta de Web que tenho em meu Computador.

    UI!
    Arcanjo
    Arcanjo
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 5493
    Data de inscrição : 12/05/2009
    Idade : 35
    Localização : |Hakuna Matata|

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Arcanjo 10.07.10 12:56

    Nice topic, Well! Organização impecável, auto explicativo, perfeito!

    Parabéns aew, e espero que os novos jogadores de Pokémon leiam esse tópico, pois vai ajudá-los bastante! ^^

    Ah, só dei uma editada nos nomes das tiers pq estavam escritas erradas, rsrs!


    E nem pensem em plagiar este Guia, pois através de 1 única palavra chave anexada no tópico, consigo rastrear os supostos plagios, devido a uma ferramenta de Web que tenho em meu Computador.
    ui²
    Gugu04
    Gugu04
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 1249
    Data de inscrição : 15/03/2010
    Idade : 27
    Localização : Belo Horizonte

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Gugu04 10.07.10 18:51

    Fodao Well, vou ler ele todo quem sabe ele dimunui minha barrinha de noob rs

    [2]

    Tenho certeza q vai me ajudar bastante, vlw ai Well
    JPNIgor
    JPNIgor
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 1755
    Data de inscrição : 18/06/2009
    Idade : 27
    Localização : Snowpoint - Sinnoh

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por JPNIgor 11.07.10 8:47

    Tenho certeza que vai me ajudar mais do que o último que li. Ainda não sabia o que era Cleric TT_TT

    Enfim, Vlw Well. Mucho bom o tópico. Já li inteiro.
    Caju.
    Caju.
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 09/07/2010
    Idade : 33
    Localização : Canoas/RS

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Caju. 11.07.10 10:47

    Muito bom... pena que eu não entendo nada de foruns. T.T Por isso nem os uso muito. E Sr. JPNIgor, pelo que vejo tu também é um amante e Pokémon tipo Gelo, assim como eu. *----------------*
    Rafael Arceus
    Rafael Arceus
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 1403
    Data de inscrição : 28/10/2009
    Idade : 25
    Localização : Ouro Fino - MG

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Rafael Arceus 11.07.10 12:11

    VitorGold escreveu:Fodao Well, vou ler ele todo quem sabe ele dimunui minha barrinha de noob rs

    E nem pensem em plagiar este Guia, pois através de 1 única palavra chave anexada no tópico, consigo rastrear os supostos plagios, devido a uma ferramenta de Web que tenho em meu Computador.

    UI!

    [2]

    Ótimo tutorial Well, parabéns!
    MasterWell
    MasterWell
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 3935
    Data de inscrição : 14/05/2009
    Idade : 33

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por MasterWell 11.07.10 16:08

    Banner adicionado, By Coal. *-*

    Ficou foda!
    Pok-kun
    Pok-kun
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 83
    Data de inscrição : 26/06/2010
    Idade : 31

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Pok-kun 11.07.10 21:11

    Ficou massa o banner, e eu amo o Ralts (tá, ninguém precisava saber disso). Muito boa o guia, eu já havia feito algo semelhante pra alguns amigos meus, só que não havia comentado das tiers (por que na época eu não entendia direito sobre as tiers), e também tinha feito outras sobre EV e IV, se bem que com esses simuladores não faz a menor diferença (mas como eles não entendiam bulhufas sobre, eu fiz do mesmo jeito)
    avatar
    Yuh~
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 27/06/2010
    Idade : 31

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Yuh~ 17.07.10 11:35

    Muito bom esse guia! Vou recomendá-lo! Parabéns ^^
    ZeusPsy
    ZeusPsy
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 19/07/2011
    Idade : 37

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por ZeusPsy 20.07.11 20:39

    Ótimo tópico, to começando agora e ta ajudando a entender um pouco

    Grato
    Rayaxe
    Rayaxe
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 623
    Data de inscrição : 06/07/2011
    Idade : 29
    Localização : Portugal

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Rayaxe 31.07.11 8:53

    mto bom tuto... so uma coisa... coloca ai uma forma de montar bons times...

    tutorial de como montar um time...
    Kenshin
    Kenshin
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 131
    Data de inscrição : 19/08/2011
    Idade : 26
    Localização : capão beach'

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Kenshin 11.09.11 17:49

    Me ajudou muito

    MasterWell
    MasterWell
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 3935
    Data de inscrição : 14/05/2009
    Idade : 33

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por MasterWell 01.01.12 21:49

    Guia atualizado! Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes 324943
    Closer
    Closer
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 136
    Data de inscrição : 03/12/2011
    Idade : 25

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Closer 04.01.12 22:09

    Muito bom cara, curti muito o tutorial.
    Zushido
    Zushido
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 06/01/2012
    Idade : 28
    Localização : Batalha-Leiria-Portugal

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Zushido 10.01.12 19:14

    obrigadao mano, ajudou em algumas coisas!!! Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes 121455
    KamOnBR
    KamOnBR
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 26
    Localização : Sulon / Nar Shaddaa

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por KamOnBR 13.05.12 13:06

    Primeiramete,valeu pelos tópicos.
    Vão me ajudar a ''desenferrujar'' Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes 534588

    Só uma coisa:
    ''Como podem ver, as Tiers são como uma anarquia de Pokémon, onde a Uber é a mais forte e a NFE a mais fraca''

    Não seria hierarquia? Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes 936
    De qualquer forma,obrigado.
    MasterWell
    MasterWell
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 3935
    Data de inscrição : 14/05/2009
    Idade : 33

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por MasterWell 13.05.12 13:27

    Sim, Kamon. Um errão meu. haushaushuahsa
    Obrigado pelo apontamento do erro e fico feliz que tem gente lendo e que está ajudando também.

    Já vou corrigir. Obrigado!
    MasterWell
    MasterWell
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 3935
    Data de inscrição : 14/05/2009
    Idade : 33

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por MasterWell 30.12.12 17:22

    Atualizado, com algumas correções e adaptações.
    Silvestre
    Silvestre
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 06/02/2013
    Idade : 32
    Localização : sentado a direita de Arceus pai todo poderoso

    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Silvestre 08.02.13 1:20

    Ótimo mesmo, realmente muito bom, bastante esclarecedor.

    _______________________________________________________________________________________________________


    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Pok%C3%A9mon_The_First_Movie

    Conteúdo patrocinado


    Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes Empty Re: Guia - Pokémon Competitivo para Iniciantes

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 06.05.24 17:41