5ª Geração: Fighting Types
Os tipos Fighting vêm, literalmente, fortes nessa geração. Cadaum deles vem acompanhado de um valor de ataque massivo, e com milhares de combinações novas para os diversos gostos. Eles são a nova tendência do metagame, que mudou completamente o modo de se jogar competitivamente, visto que nas gerações anteriores, eram raros os tipos Fighting que habitavam os altos metagames. Vejamos então esses brutamontes que metem medo nos outros por aí.
- #534 - Conkeldurr
105 - 140 - 95 - 55 - 65 - 45
Colkeldurr é a mais nova máquina de matar que a Gamefreak nos oferece. O motivo é simples: sua base de 140 pontos de ataque, que é já bem difícil de se lidar, somado ao fato de sua ability principal ser Guts, que dá mais poder se ele estiver sob status negativos. Como se isso não bastasse, ainda ostenta 105 pontos de HP e 95 de Defesa, sendo muito difícil de ser parado. Colkeldurr não tem acesso ao típico Close Combat, mas tem Mach Punch e Drain Punch para se apoiar e fazer suas jogadas, além de ter ótimos moves de boost para aumentar seu poder. Mesmo com isso, ele ainda tem problemas contra os tradicionais Psychic types, mas eles são facilmente ultrapassados qdo ele resolve agir. Sua velocidade é baixa, fazendo-o ser uma opção ideal para times de Trick Room. No mais, Colkeldurr tem muito a ser temido, e é uma das razões para a maioria dos times ter sua resistência ao tipo lutador.
- #538 - Throh
120 - 100 - 85 - 30 - 85 - 45
Throh é um dos pokémosn mais durões de todo o jogo. Com ótimos stats defensivos, consegue segurar uma boa gama de hits e, com seus 100 pontos de ataque, consegue mandar de volta o dano. Suas abilities Guts, Inner Focus e Mold Breaker são bem úteis a ele. Seu move característico, Storm Throw, que causa sempre um critical hit no oponente e o novo move Circle Throw, o tornam um ótimo lutador defensivo, sem depender totalmente de seu ataque. Infelizmente, todo o seu brilho é retirado por Colkeldurr, que faz um trabalho melhor que ele por conseguir desferir maior dano. Nas tiers baixas ele continua fazendo o seu sucesso junto ao seu irmão Sawk.
- #539 - Sawk
75 - 125 - 75 - 30 - 75 - 85
Sawk possui o mesmo problema que seu irmão Throh: a competitividade com os outros Fighting types dessa geração. Sua salvação são suas abilities Sturdy e Inner Focus, que se encaixam perfeitamente em seu perfil, mas não boas o suficiente para ser melhor que os outros tem a oferecer. Entretanto, diferente de alguns ele possui acesso ao mortífero Close Combat. Além disso, Sawk tem uma velocidade mediana, que o permite estar em times baseados tanto em Tailwind quanto Trick Room. Se usado corretamente, Sawk pode ser um perigo paraseus adversários.
- #620 - Mienshao
65 - 125 - 60 - 95 - 60 - 105
Em um metagame onde velocidade é imprescindível, Mienshao foi realmente abençoado. Seus 105 pontos de Speed são suficientes para fazer com que muitos revenge killers não o acerte. Além disso, ele possui 125 pontos de ataque e acesso Hi-Jump-kick, uma perigosa e poderosa arma do tipo lutador. Sua ability mais útil, Regenerator, o permite sobreviver mais em campo e ser um dos melhores usuários de Life Orb do jogo, que, somado à sua velocidade, é capaz de se cuidar bem e acabar com as usuais Walls. Entretanto, Mienshao ainda enfrenta a concorrência do trio lendário de lutadores, mas possui elementos que o diferencia deles. Elementos esses que são facilmente predizíveis, atraindo os Ghost types para seu Hi-Jump-Kick ou para seu Fake Out. Mesmo com tudo isso, usar Mienshao é divertido e, se bem usado, ele se torna um pokémon muito útil.
- Pokemons com tipo Fighting Secundário:
Obs.: Os stats apresentados estão na seguinte ordem: HP - Attack - Defense - Sp. Attack - Sp. Defense - Speed
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