PokéShiny

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 participantes

    Ajuda vocacional .__.

    Brunno
    Brunno
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2311
    Data de inscrição : 29/06/2009
    Idade : 27
    Localização : Carneirinho - Minas Gerais

    Ajuda vocacional .__. Empty Ajuda vocacional .__.

    Mensagem por Brunno 04.09.13 0:56

    Eae galera, estou muito preocupado e indeciso sobre o que estudar e prestar, e quero pedir a opinião de vocês para me decidir.
    (é grande, mas LEIAM, ~~por favorzinho~~)
    Então, é o seguinte, acho que minha vontade mesmo, o curso que acho que mais gostaria de fazer é Astronomia.
    Mas tenho consciência que se tiver sorte e seguir tudo corretamente nos meus planos (pretendia cursar com uns intercambios marotos/ciencias sem fronteiras, logo após acabar partir pra mestrado e doutorado) eu vou ter que é dar aulas em facul e/ou viver de pesquisa, ou ainda tem que trabalhar no INMET vendo o tempo -q, graças ao pequeno campo encontrado no Brasil.

    Logo tive a ideia de tentar algo parecido, então sugeriram-me Eng. Aeroespacial/Aeronautica.(acho aqui explica bem a dif entre ela e aeronautica: http://www.entrarnoita.com/2011/04/engenharia-aeroespacial.html).
    Blz, bacana, achei algo que me daria mais campos, mas só agora prestes a prestar vestibulares é que fico na dúvida, Aeroespacial ou Aeronautica? O pior é que no meio dessa indagação surge ainda a incerteza se é isso mesmo que eu quero, pois me interesso por outras engenharias também como a Física, Química (mais essas duas primeiras na vdd), Mecatrônica, Mecânica, Elétrica (essa eu só me interesso pq vejo a grande demanda e geral querendo fazer -q) e o sonho de hacker, Eng da Computação.
    Fazendo umas pesquisas pelo que entendi, o básico que dif o curso da Aeroespacial pra Aeronautica é a atuação do profissional (aeroespacial = fora da atmos, nautica = dentro), mas ambos podem atuar fora dessas áreas incluindo setores da informática, automobilístico.

    Pretendo prestar nas tres estaduais de São Paulo fora o ENEM, mas não sei nem mais quais cursos optar pra fazer o vestibular!!
    Inicialmente eu pensei assim:
    Para o ENEM = deixar Astronomia(UFRJ) e alguma eng.
    Fuvest = Eng. aeronautica/outra
    Comvest = nao sabia o q prestar pensaria numa eng
    Vunespt = idem a comvest.
    Agora com o vendo quais cursos oferece cada facul e o descobrimento que Eng Aeroespacial só existe nas UFABC, UFMG (acesso por enem essas duas) e ITA fiquei meio sem saber o que prestar em cada facul!

    Tipo pra Fuvest estou em dúvida entre:
    CARREIRA 715 - Engenharia Aeronáutica - São Carlos
    CARREIRA 790 - Fís. / Fís. Comput. / Meteor. / Geofís. / Astron. / Estatís. / Mat. / Mat. Apl.

    Pra Unicamp/Unesp como não tem os cursos que mais queria pensei nesses:
    Comvest:
    Curso 51 - Ingresso para:
    Engenharia Física (Integral)
    Física (Integral)
    Física: Física Médica e Biomédica (Integral)
    Matemática (Integral)
    Matemática Aplicada e Computacional (Integral) (C)
    OU
    Engenharia de Computação (Integral)
    Ainda tem Elétrica e Química.

    Vunesp:
    Engenharia Elétrica
    Engenharia Mecânica

    Aí ficaria pro ENEM, as tentativas pra Eng. Aeroespacial e Astronomia (pra esse tentativa nada, é sucesso na certa, nota de corte 750 mais ou menos).

    Some isso tudo a minha mãe jogando indiretas pra eu fazer Medicina, maldita.
    Pior ainda é quando descubro as notas de corte na fuvest pras engs q disse, entre 65 e 69(medicina é 73), na vunesp entre 62 e 68 e comvest entre 550 a 620.

    AH PORRA EU TENHO Q DECIDIR ISSO ATÉ:
    Unicamp
    Inscrições: de 19 de agosto a 13 de setembro

    Fuvest
    Inscrições: de 23 de agosto a 9 de setembro

    Unesp
    Inscrições: de 16 de setembro a 15 de outubro

    Uma última consideração.
    Eu até levei em conta a possibilidade de eu deixar de passar esse ano, fazer um cursinho especializado pra prova do ITA nos próximos até no máximo dois anos e tentar entrar lá. Mas acho ainda mais inviável e difícil, até porque sou um cabação e faço pressão em mim mesmo pra passar esse ano, além do que tenho q me mudar pra fazer um cursinho especializado e a prova deles é do capeta oO.
    Sphynx
    Sphynx
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2822
    Data de inscrição : 17/05/2009
    Idade : 31
    Localização : Baú de Davy Jones

    Ajuda vocacional .__. Empty Re: Ajuda vocacional .__.

    Mensagem por Sphynx 04.09.13 15:33

    Vixe maria, eu tremo só de ler os nomes dos cursos.

    Enfim, sei lá. Eu não manjo de quase nada desses cursos que você falou, então não vou conseguir te dar uma opnião boa.
    Minha dica é o seguinte, vai no que você acha que se encaixa melhor, sem ser por pressão de ninguém ou dificuldade da prova. Se possível, na minha opnião, escolha a USP. Além de ser a melhor da América Latina, eu posso te dar trote rs. E minha amiga faz em São Carlos e disse que a cidade é mara.

    Mas na real, nem fica muito preocupado se vai fazer ou não a escolha certa. Parece absurdo, mas você pode sempre voltar atrás e tentar outra vez, pra outro curso. Amigo meu fez 1 ano de cursinho comigo, entramos na USP juntos, e ele ainda fez 1 ano e meio de faculdade pra descobrir que não gostava da área, e mudou de Sistemas de Informação pra COMÉRCIO EXTERIOR lol.

    Você se surpreenderá com o tanto de gente que começa um curso e para no meio do caminho pq não é realmente oq quer. Nunca é tarde demais pra cursar oq você gosta Ajuda vocacional .__. 121455
    MasterWell
    MasterWell
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 3935
    Data de inscrição : 14/05/2009
    Idade : 33

    Ajuda vocacional .__. Empty Re: Ajuda vocacional .__.

    Mensagem por MasterWell 05.09.13 23:15

    Também não conheço nada da área, muito diferente da que eu estou seguindo.
    Mas enfim, reforçando as palavras do Sphynx, também te oriento e escolher o que você realmente quer fazer, deixando de lado a pressão de ganhar mais, dos pais, amigos e etc. Isso só vai te gerar frustração e perda de tempo, coisa que, de fato tem muito valor. Tendo experiência no convívio em um curso superior, conheci muitas pessoas que desistiram de outros cursos, porque não eram a "cara" da pessoa. Então, primeiro, identifique-se. Pare, pense e reflita sobre o que mesmo quer se dedicar de corpo e alma pra sua vida, porque, de fato, sua vida profissional, refletirá e muito na sua vida pessoal.
    Pesquise videos com explicações detalhadas sobre os cursos, busque orientações de alguns professores que você acredite que tenham valor pra te orientar, nem que seja indicando algum livro, revista e tal. Pesquise na Internet. Existem vários Blogs relacionados a tal profissional, no qual você pode interagir e fazer perguntas.
    Te desejo uma ótima escolha pra você. Tenho certeza que vai escolher o que você tiver certeza ser o melhor.
    Sucesso!
    Mr.Coal
    Mr.Coal
    Administrador e Designer
    Administrador e Designer


    Mensagens : 4350
    Data de inscrição : 13/05/2009
    Idade : 32

    Ajuda vocacional .__. Empty Re: Ajuda vocacional .__.

    Mensagem por Mr.Coal 06.09.13 7:27

    Vish mano, situação tenebrosa a sua hein EUHUEUEHHUEHUE

    Acho que primeiro de tudo você deve se libertar da pressão. Você NÃO vai morrer se não passar para a faculdade esse ano NÃO vai morrer se não escolher o curso que todos querem que você escolha e NÃO vai morrer se escolher o caminho errado (tá, talvez morra UHEHUEHU). Isso acontece muito quando se está nessa época, e isso aumenta o nervosismo, e você acaba se perdendo no meio de tanta coisa que aparece.

    Para mim a coisa funcionou da seguinte forma. Eu me foquei muito mais no que eu queria Ser, em como eu me imaginava após concluir meus estudos. Após imaginar, tracei os caminhos possíveis para se realizar esta meta específica e segui um desses caminhos. Mesmo que talvez esse não fosse o curso ideal para eu seguir, eu resolvi entrar nesse caminho e, se eu me arrepender de alguma coisa, eu terei que voltar por minha conta em risco, mas, independente do que eu escolhesse, eu procurei ajustar as coisas para que tudo beneficiasse a meta final que eu propus para mim.

    É claro que parece perda de tempo, ficar entrando e saindo dos cursos, mas isso acontece bastante mesmo. Se você não encontrar o que procura de início, você pode mudar, tentar novas áreas, não arranca pedaço.

    Então reflita sobre o que você quer para a sua vida e como você se vê no futuro. Esqueça as pressões, elas não vão te ajudar.

    Coisas importantes a se considerar:

    - Qualquer profissão dá dinheiro. Basta você ser incrivelmente foda para estar nela.

    - Medicina é para quem sonha com isso a vida inteira, jovem, para quem tem a vontade de se entregar completamente para esse caminho, e é um dos caminhos mais difíceis de se voltar, pois requer um esforço gigantesco para entrar. Traga sua mãe à realidade.

    - Química é magnífico, e não adianta, você vai encontrar ela em qualquer engenharia, igual Calculo. Não ouça os haters.

    - ITA se equivale a medicina. É uma prova dificílima e é bom (não completamente necessário) que você saiba para onde você quer ir quando se faz a prova. Tome cuidado.

    - O Rio de Janeiro continua lindo. Estamos te esperando S2

    - Pense em coisas que você odeia estudar e veja se os cursos tem algo disso. Isso já pode eliminar algumas opções e te ajudar na escolha.

    - Engenharia Química é um pouco diferente de outras engenharias... tome cuidado.

    - A mais fácil não é a pior e a mais difícil não é a melhor. Considere isso e escolha o que você verdadeiramente quer.

    No fim de tudo, se resume ao que você é e o que você quer para sua vida.

    BJS, irei trabalhar Ajuda vocacional .__. 534588
    kakashi
    kakashi
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 6160
    Data de inscrição : 08/06/2009
    Idade : 32
    Localização : Não te enteressa

    Ajuda vocacional .__. Empty Re: Ajuda vocacional .__.

    Mensagem por kakashi 06.09.13 12:38

    Cara vi que tu curte exatas, no momento (não sei se onde tu mora é diferente) mas aqui em Gym a área do momento é Medicina e Engenharia Civil. Pelo que vi Medicina nem passa pela sua cabeça, entom faça Engenharia Civil, ou qualquer outra Engenharia, hoje vivemos nesse momento onde a procura por Engenheiros está grande e é um dos maiores salários do momento, perdendo pra Médicos, claro.
    Por questão de salários eu descartaria Matemática e Física, claro se tu fizer um desses cursos pensando em dar aula em colégios, o salário é muito baixo, mas se tu tá pensando em fazer um dos dois pra fazer outro tipo de coisa que não seja dar aula, vá em frente.
    Mas sempre faça o que vc achar que tu gosta mais, do que resolve você ganhar bem em algo mas não se identificar com o trampo e odiar o que faz ? Enfim, como o Sfinge falou, sempre dá pra voltar atrás e fazer outro curso, principalmente pq tu é jovem e pode fazer não só 1 curso mas vários.
    Bjs Brunnet -q
    Brunno
    Brunno
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2311
    Data de inscrição : 29/06/2009
    Idade : 27
    Localização : Carneirinho - Minas Gerais

    Ajuda vocacional .__. Empty Re: Ajuda vocacional .__.

    Mensagem por Brunno 08.09.13 19:55

    Então decidi enem para aeroespacial e usp para aeronautica. as outras(unicamp e unesp) vão ser eletrica/computacao/fisica, qualquer uma mesmo Ajuda vocacional .__. 936
    Valeus pela ajuda galera Ajuda vocacional .__. 534588

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda vocacional .__. Empty Re: Ajuda vocacional .__.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 07.05.24 20:48