Como usar PokéGen
Introdução:O pokégen é um programa elaborado pela project Pokémon que está em constante desenvolvimento e evolução, melhorando os resultados e a facilidade de uso para criar Pokémon de competição, que para se saírem bem precisam de ter nature, iv’s e ev’s “perfeitos”. Com a ajuda deste tutorial vais aprender a criar os teus Pokémon sem muito esforço bem como transferi-los para o Nintendo DS.
Requesitos:
Ter conta no site www.pokecheck.com
Pokegen
Simulador Pokémon Online
Tutorial:
Antes de tudo, montar o pokemon no teambuilder do PO, para ver se a combinaçao de moves, ability está correta e como é possivel combina-los.
1. Interface do Pokégen
Bom, se repararem na interface do programa, ele está dividido em 2 partes, no lado esquerdo a parte para editar o Pokémon, constituída por 5 abas, Main, Met, Stats, Attacks, OT/Misc e no lado direito o PC do jogo e onde poderão aceder às boxes e ao Pokémon em mão ou party.2. Começar a editar o Pokémon
2.1. Aba Main (1ª volta)Na aba “Main” editamos o Pokémon em si, mas vamos por passos:
PID: deixem para o fim, voltaremos a ele mais a frente no tutorial
Species: Escolham a espécie do Pokémon que querem editar, a espécie padrão e o Abomasnow porque é o primeiro da ordem alfabética dos Pokémon, escrevam o nome do Pokémon que querem corretamente e ele assume outro Pokémon, neste caso vamos montar um Tentacruel.
Nickname: Aqui colocam o nick que querem dar ao pokémon, se quiserem que fique com o nome original nao façam nada porque ele assume como o nome real do pokémon.
Experience: Nível a que querem o Pokémon, basta preencherem a caixa depois do L: com um número de 1 a 100 correspondente ao nível do Pokémon.
Nature: Coloquem aqui a nature do Pokémon que desejarem.
Held Item: Coloquem o item que quiserem que o Pokémon leve.
Happiness: É irrelevante o numero que colocarem aqui, mas normalmente os jogadores gostam que o Pokémon goste dele, então coloquem 255 (valor máximo).
Ability: Coloquem a ability do Pokémon, CUIDADO, coloquem uma que seja possível que o Pokémon tenha porque senão o Pokémon vai ser ilegal.
Form: Para a maioria dos Pokémon não importa, é para controlar a forma do rotom/deoxys/giratina/shaymin, etc.
Country: Deixem estar essa que está na imagem.
Origin: Bom aqui é de onde o Pokémon vem, se estiverem a fazer um Pokémon criado no daycare então coloquem B/W (conforme o vosso jogo) caso ele seja importado de outra geração então coloquem o respetivo jogo, resumindo, coloquem o sítio de onde o Pokémon veio. Neste caso, o nosso Pokémon tem uma abilidade de DW então tem que ser vindo de um jogo 5º geração.
Shiny Leaf: Convém não mexer também.
Abaixo tem o sexo do Pokémon, se ele é shiny ou não, mas deixem estar por preencher porque tal como com o PID, vamos deixar para o fim.
Exemplo de Preenchimento da aba main:
2.2. Aba Met
Essa é das abas que dá mais trabalho, onde se mostra mais problemas de ilegalidade do Pokémon, principalmente for falta de atenção quando vamos criar o Pokémon mas vamos lá configurando…
Game: Destino do Pokémon, onde vcs vão criar ele, geralmente é B/W já que é o jogo onde competimos atualmente.
Location: Essa parte é chata, tem 2 grandes opções, das duas uma, ou o Pokémon vem de uma geração passada e aí e fácil, basta colocar “(Pokétransfer)”. Ou então ele vem mesmo da 5ª geração e aí o mais certo é colocar “Day-Care Center” porque a maioria dos Pokémon de competição são breedados. Se for um Pokémon lendário devemos colocar a localização de captura dele. Abram o PO e vejam de o moveset que querem no Pokémon é possível para um Pokémon de 5ª geração, se não for, coloquem “(Pokétransfer)” porque ele só pode vir de 4ª então.
Ball: Bom, se for um Pokémon normal, breedado ou capturado, coloquem pokéball porque é o mais comum e evita problemas de legalidade, se for lendário, ultraball ou masterball tira as suspeitas de hack.
Level: Nível a que o Pokémon foi para o jogo, se for vindo da 4ª gen coloquem um valor conveniente para que seja possível para o pokemon aprender o conjunto dos 4 moves. Se for de daycare ótimo, coloquem nível 1 e sejam felizes.
Date: Irrelevante, não mexam.
Encounter: Escolham sempre a opção Egg/PalPark/Event/HoneyTree/Shaymin/
Fateful Eoncounter:
Deixem desmarcado, não importa.
As egg: Caso o Pokémon seja breedado, convém dizer onde ele nasceu, aí marquem a opção e preencham as caixas abaixo com uma localização de uma cidade qualquer e não mexam no resto, caso seja Pokémon lendário ou transferido deixem desmarcado o quadrado e o pokégen não pede que preencham o resto, obvio.
Exemplo de Preenchimento:
2.3 Aba Stats
Uma das abas mais fáceis, é só colocar 31 em todos os iv’s e colocar os ev’s que querem no Pokémon, nem pensem sequer em mexer no quadrado dos “manual stats”, deixem estar como está e no fim os stats de contest façam o que quiserem, mas para jogo competitivo isso não interessa para nada. Não se esqueçam que não podem ultrapassar a soma de 510 evs nem os 31 ivs por stat, mas isso o próprio programa avisa.[/justify]
Exemplo de Preenchimento:
2.4 Aba Attacks
Mais uma aba que não dá muito trabalho, escrevam os 4 moves que querem no Pokémon, se quiserem coloquem os 3 PP Ups e não mexam na coluna “PP” porque e irrelevante. Lembrem-se que para que o Pokémon tem que poder aprender os 4 moves para ficar legal, caso não aprenda ele nunca vai passar no pokecheck ou no GTS.
Exemplo de Preenchimento:
2.5 Aba OT/Misc
Outra aba sem nada de especial, mas tem uma especial atenção:
ID: Se querem que o Pokémon seja vosso, coloquem na primeira caixa o numero do trainer ID que
aparece no vosso trainer card, na segunda caixa inventem um numero com 4 digitos.
OT: Se querem que ele seja vosso coloquem o vosso nome.
Extra Bytes: Se o Pokémon for de DW, na caixa mudem o “0” para “1”. Se não for, não mexam.
Ignorem tudo o resto.
Exemplo de Preenchimento:
2.6 Aba Main (2ª volta)
Agora vamos completar o PID que deixamos para o fim, o género do Pokémon e decidir se é shiny ou não também pode ser feito no PID, bem como gerar uma combinação possível de iv’s, os 31 que colocamos na aba “stats” vão ser agora trocados, estejam atentos pois e a parte mais difícil do tutorial.
Para começar, cliquem no F, marcado a vermelho na imagem abaixo:
Vai abrir um submenu igual a esse:
Devem começar pela Caracteristic, que tem por baixo "1 (A-B-C-D)". Esse valor é o que devem deixar se o pokémon vier de outras gerações, ou seja, se na aba met, colocaram ele como vindo do poketransfer. Se ele for de 5ª geração entao mudem para "2 (A-B-C-E)".
Abaixo tem a opção de quererem o pokémon shiny ou não, se estiver o quadrado marcado ele não vai ser shiny, então tirem o quadrado e coloquem um "check" na caixa caso queiram que o poke seja shiny, mas cuidado, porque normalmente é difícil conseguir poké shiny com bons ivs.
Não mudem a espécie nem a nature porque já o fizeram atrás no tutorial, o gender coloquem o que quiserem e a abilidade ja vai depender: se for DW nao mexe, se for abilidade normal tem que ir ver ao serebii qual é a 1ª abilidade e a 2ª e coloca a que quiser.
No hidden power, precisarem dele coloquem o tipo e o poder, apenas se precisarem, senao deixem estar, para ficar mais facil gerar o PID.
Agora a parte mais chata, os ivs, eles estão todos a 31 mas não vão ficar, vc deve escolher quais quer manter a todo o custo e os que podem baixar. Os que for para manter troca o "-" por "=" os outros deixa como está... O "1" que está lá é a prioridade de mudança, se tiver "6" o iv vai mudar com mais facilidade do que se tiver "1", vc tem que gerir conforme o pokémon que quer fazer.
No final clica em "Search" e ele vai encontrar um PID para vc, se os stats do pokémon estiverem do seu agrado então selecione o PID e clique em "OK" e temos o problema resolvido, se não, repete os passos todos.
Exemplo de Preenchimento:
E pronto, com isso já conseguiram criar o vosso Pokémon, agora façam o seguinte:
File > Save Pokémon (From Tabs) > Salvem no sitio que quiserem mas o Pokémon tem que ter o tipo:
220-byte (party) Pokémon file (.*pkm)
Resultado Final:
- Spoiler:
Nota: Se o pokémon tiver alguma coisa escrita a vermelho negrito é porque o pokémon foi mal gerado e tem sinais de hack, no entanto o pokecheck é mais sensivel que o jogo aos hacks, existem pokémon considerados hacks no check que no jogo são legit, por isso sempre vale testar o pokémon no GTS quando aquele errozinho chato não sai do pokecheck.
Créditos: Rayaxe
Última edição por Rayaxe em 16.07.12 12:30, editado 1 vez(es)