5th Weather - Metallica's storm
Bom, antes de tudo, peço desculpas por possiveis erros de portugues que haverão, e também caso tenha feito algo fora dos conformes, em ambos os casos, por favor me avisem que eu consertarei.
Este é meu primeiro RMT, como não tinha um time de weather até agora, resolvi montar um time sozinho, baseado apenas nas minhas experiencias que obtive em todo o longo tempo que estive no pokemon competitivo (quase um mês xD).
Diferente de muitos, não estou aqui para mostrar que meu time está bombasticamente violento, e sim mosrtar o que eu ja consegui e pedir ajuda dos mais experientes.
Vamos à formação do time:
Se tratando de um time de sandstorm, creio que seja meio obvio quem é meu lider, estou falano dele mesmo, o grande Tyranitar, que no meu caso tem a função de jogar um stealth rock e sair vazado, claro além de ativar a sandstorm que é a base do meu time.
Prosseguindo com o time, seguindo meu raciocinio, um time de sandstorm está sempre sujeito à fraquesa contra água, para cobrir tal fraquesa, escolhi um dos pokemons que mais se destacam nessa geração, ferrothorn, com uma combinação de tipos que me dá uma resistencia grande à varios tipos, considerando sua defesa, bater nulo é resistencia xD.
Ambos pokemons que ja inseri no time são voltados à defesa, então agora é hora de colocar um matador, outro que considero um dos grandes pokemons dessa geração, estou falando do sand rusher excadrill, que entra no time como meu sweeper principal.
O próximo integrante do time é um dos meus favoritos, o(a) jirachi, completando assim o equilibrio do meu time como um terceiro defensivo, tendo esse ja salvado meu jogo varias vezes com seus golpes aliados ao serene grace.
Meu time tem visivelmente uma fraquesa contra ataques terrestres, para corrigir esse problema, entra gliscor, para ganhar um turno enquanto o oponete troca para dar um SD e em seguida um batom pass.
Originalmente meu time era completado com Scizor na sexta posição, que batia bem em pokemons psiquicos com u-turn ou x-scizor e outros com bullet punch e etc
Porém percebi da pior maneira que ataques de fogo me destruiam, então como diz a musica do metallica, fight fire with fire, ou melhor nesse caso, flash fire, estou falando de um dos melhores special sweepers na minha opnião, aqui tambem usado como revenge killer, estou falando é claro de Heatran.
seguindo as dicas do pessoal, fiz uma mudança no time, substituindo heatran por vaporeon.
De cabeça na estratégia:
Antes de mais nada, coloquei todos os pokemons em meu time como fêmeas, para evitar atracts que não chegaram a causar minha derrota, mas ja me atrapalhara bem xD..
EnterSandman (Tyranitar) (F) @ Lum Berry
Trait: Sand Stream
EVs: 252 HP / 128 SAtk / 128 SDef
Sassy Nature (+SDef, -Spd)
- Stealth Rock
- Crunch => PayBack
- Stone Edge
- Iron Defense => Fire Punch => Fire Blast
Esse cara entra em campo para principal e inevitávelmente ativar a sandstorm, dependendo da situação, deixar stealth rock no campo, dependendo da situação também, permanecer na luta e derrotar algums tipos de leads, ou então no contra-caso, ser guardado mais para o final da luta.
Crunch e Stone Edge fazem um bom estrago como STABs, derrubando muita coisa em 2-3 hits.
A nature e os EVs cuidam da defesa especial, aguentando surfs stabeados sem perder quase nada de HP, enquanto uns Iron Defenses cuidam da defesa íisica.
Um pokemon defensio tem que ter leftovers para recuperar um pouco de vida.
As trocas por Payback e Fire Punch tambem foram sujestoẽs da galera, que fizeram muito sentido pra mim, fire punch detona os gramas que aparecem e também o payback que se aprobeita da baixa velocidade dele.
Trocar Leftovers por Lum berry também foi uma boa escolha, como me foi indicado, ja que burns atrapalham um pouco pois diminuem o ataque, bem como poisons que sempre enchem o saco.
A mudança aqui é colocar um pouco mais de efforts em Satk, para variar um pouco com fire blast, pois sua Sdef ja está garantindo uma boa segunrança.
Sad But True (Ferrothorn) (F) @ Leftovers => Shed Shell
Trait: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 128 Def / 128 SDef
Careful Nature (+SDef, -SAtk)
- Leech Seed
- Protect
- Power Whip
- Thunder Wave
Como acabei de dizer, leftovers para recuperar vida, aliados ao leech seed e protects recuperam bem o HP, em caso de oponentes que possívelmente nao conseguirão destruí-lo facilmente e pokemons rapidos, esta aí thunder wave para paralisá-los, o que tambem ajuda a recuperar vida com um pouco de sorte no caso de falha do protet.
Power whip como STAB pra bater de vez enquando, principalmente em pokemons com pouco HP paralizados.
Não preciso falar muito pois creio que esse seja um ferrothorn bem comum esse.
Unica alteração nesse por enquanto foi a shed shell que ainda estou testando, mas que ja me salvou de chandelures e magnezones.
One (Excadrill) (F) @ Life Orb => Air Baloon
Trait: Sand Rush
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
- Earthquake
- Brick Break => Swords Dance
- X-Scizor => Swords Dance => X-Scizor
- Rock Slide
Sand Rush ajuda na hora de atuar como revenge killer de vez enquando, pelo menos até agora não achei o que bata mais rápido do que ele na sandstorm, o bom ataque e a life orb garantem OHKO em muita coisa. Ainda mais como na maioria dos casos onde ele recebe o Baton Pass do gliscor.
Earthquae como powerfull STAB que bate pelo menos neutro (o que nesse caso já faz um estrago), rock slide e brick break para dar um coverage maior.
No ultimo slot, fiquei com duvida entre X-Scizor e Swords Dance, mas creio que a life orb ja garante estrago suficiente, ainda mais com o gliscor Baton Passer no time. o X-Scizor garante um coverage maior.
Bom, com air baloon, sobra espaço para usar o SD, que me dá maior poder de ataque do que o original life orb.
Após algumas mudanças esse é meu moveset final, agradeço todas as dicas que recebi.
FadeToBlack (Gliscor) (F) @ Leftovers
Trait: Sand Veil
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SDef
Impish Nature (+Def, -SAtk)
- Earthquake
- Swords Dance
- Baton Pass
- Ice Fang
Esse é na minha opnião o pokemon chave no meu time, sendo o imune aos earthquakes que virão aos meus metallicos, me dando um turno de vantagem na maioria dos casos para usar SD, e na hora em que o novo oponente entrar, sentindo o perigo, um baton pass para quem for mais conveniente é sempre bem vindo.
O baton pass para excadrill é realmente muito bom, aumentando expressivamente seu ja poderoso ataque, no caso de um baton pass para jirachi (do qual ainda nao falei) que tambem usa ataques fisicos, o baton pass é realmente de grande ajuda, tyranitar é o mesmo caso. Já heatran nao aceita muito bem seus baton passes ja que este usa ataques especiais, sendo nesse caso a troca mais efetiva.
Ice Fang é para dar cobertura contra os outros gliscors que costumam ser bem chatinhos, ou pegar algums outros caras desprevinidos.
T Unforgiven (Jirachi) @ Leftovers
Trait: Serene Grace
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 SDef
Careful Nature (+SDef, -SAtk)
- Iron Head
- Iron Defense
- Wish
- Body Slam
Esse é pra mim um dos melhores pokemons do time, com sua serene grace, body slam além de bater nulo em muita coisa, ainda tem uma grande chance de paralisar o oponente, possibilitando a tecnica de flich com o iron head em seguida.
Wish para recuperar seu HP e dos parceiros de time quando necessario.
Assim como no tyranitar, as EVs e a nature cuidam da Sdef, e o iron defense cuida da Def.
Cure (Vaporeon) (F) @ Leftovers
Trait: Water Absorb
EVs: 252 HP / 252 SDef
Calm Nature (+SDef, -Atk)
- Surf
- Toxic
- Protect
- Aqua Ring
Bom, ja que heatran nao está mais com essa bola toda, minha escolha entre os que me foram indicados foi vaporeon para me proteger dos tipos fogo, aproveitando seu bom HP, aqua ring e leftovers recuperam legal, surf pra bater com stab e protect para ajudar na recuperação mais tranquilamente. Um revenge killer foi substituido por um Wall, mudança meio drástica, mas creio que funcione bem. com water absorb me da mais proteção ainda contra water types. Toxic para envenenar os oponentes enquanto me recupero, dano uma função annoyer pra ele tambem.
Conclusão
Esse é por enquanto o melhor time que ja fiz, mas ainda assim sinto que há fraquesas, pois pokemon tambem tem uma coisa de sorte às vezes, um critical inesperado que destrói o time, ou um pokemon com um move inesperado, um predict mal feito, etc.
E como eu disse antes, o time está aqui para que vocês "rate my team" ^^, avaliem, critiquem para que eu possa melhorar, todo tipo de dica é bem vinda, ainda asi por que eu ainda não tenho muito as manhas do jogo, sobre itens, moves e etc.
Por enquanto, valeu.
Amanhã eu posto a threat list, eu ja tava com quase tudo pronto, mas esqueci do bendito ctrl+s antes de desligar e ai bom, ainda nao a refiz, embora ela nao estivesse terminada ainda mesmo, pelo menos essa parte eu ja terminei ^^ [eu acho xD]
Agradeço a todos que ja me ajudaram, e espero que eu tenha interpretado corretamente as sujestões e dicas ainda são e sempre serão bem vindas.
Bom, antes de tudo, peço desculpas por possiveis erros de portugues que haverão, e também caso tenha feito algo fora dos conformes, em ambos os casos, por favor me avisem que eu consertarei.
Este é meu primeiro RMT, como não tinha um time de weather até agora, resolvi montar um time sozinho, baseado apenas nas minhas experiencias que obtive em todo o longo tempo que estive no pokemon competitivo (quase um mês xD).
Diferente de muitos, não estou aqui para mostrar que meu time está bombasticamente violento, e sim mosrtar o que eu ja consegui e pedir ajuda dos mais experientes.
Vamos à formação do time:
Se tratando de um time de sandstorm, creio que seja meio obvio quem é meu lider, estou falano dele mesmo, o grande Tyranitar, que no meu caso tem a função de jogar um stealth rock e sair vazado, claro além de ativar a sandstorm que é a base do meu time.
Prosseguindo com o time, seguindo meu raciocinio, um time de sandstorm está sempre sujeito à fraquesa contra água, para cobrir tal fraquesa, escolhi um dos pokemons que mais se destacam nessa geração, ferrothorn, com uma combinação de tipos que me dá uma resistencia grande à varios tipos, considerando sua defesa, bater nulo é resistencia xD.
Ambos pokemons que ja inseri no time são voltados à defesa, então agora é hora de colocar um matador, outro que considero um dos grandes pokemons dessa geração, estou falando do sand rusher excadrill, que entra no time como meu sweeper principal.
O próximo integrante do time é um dos meus favoritos, o(a) jirachi, completando assim o equilibrio do meu time como um terceiro defensivo, tendo esse ja salvado meu jogo varias vezes com seus golpes aliados ao serene grace.
Meu time tem visivelmente uma fraquesa contra ataques terrestres, para corrigir esse problema, entra gliscor, para ganhar um turno enquanto o oponete troca para dar um SD e em seguida um batom pass.
Originalmente meu time era completado com Scizor na sexta posição, que batia bem em pokemons psiquicos com u-turn ou x-scizor e outros com bullet punch e etc
Porém percebi da pior maneira que ataques de fogo me destruiam, então como diz a musica do metallica, fight fire with fire, ou melhor nesse caso, flash fire, estou falando de um dos melhores special sweepers na minha opnião, aqui tambem usado como revenge killer, estou falando é claro de Heatran.
seguindo as dicas do pessoal, fiz uma mudança no time, substituindo heatran por vaporeon.
De cabeça na estratégia:
Antes de mais nada, coloquei todos os pokemons em meu time como fêmeas, para evitar atracts que não chegaram a causar minha derrota, mas ja me atrapalhara bem xD..
EnterSandman (Tyranitar) (F) @ Lum Berry
Trait: Sand Stream
EVs: 252 HP / 128 SAtk / 128 SDef
Sassy Nature (+SDef, -Spd)
- Stealth Rock
- Crunch => PayBack
- Stone Edge
- Iron Defense => Fire Punch => Fire Blast
Esse cara entra em campo para principal e inevitávelmente ativar a sandstorm, dependendo da situação, deixar stealth rock no campo, dependendo da situação também, permanecer na luta e derrotar algums tipos de leads, ou então no contra-caso, ser guardado mais para o final da luta.
Crunch e Stone Edge fazem um bom estrago como STABs, derrubando muita coisa em 2-3 hits.
A nature e os EVs cuidam da defesa especial, aguentando surfs stabeados sem perder quase nada de HP, enquanto uns Iron Defenses cuidam da defesa íisica.
Um pokemon defensio tem que ter leftovers para recuperar um pouco de vida.
As trocas por Payback e Fire Punch tambem foram sujestoẽs da galera, que fizeram muito sentido pra mim, fire punch detona os gramas que aparecem e também o payback que se aprobeita da baixa velocidade dele.
Trocar Leftovers por Lum berry também foi uma boa escolha, como me foi indicado, ja que burns atrapalham um pouco pois diminuem o ataque, bem como poisons que sempre enchem o saco.
A mudança aqui é colocar um pouco mais de efforts em Satk, para variar um pouco com fire blast, pois sua Sdef ja está garantindo uma boa segunrança.
Sad But True (Ferrothorn) (F) @ Leftovers => Shed Shell
Trait: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 128 Def / 128 SDef
Careful Nature (+SDef, -SAtk)
- Leech Seed
- Protect
- Power Whip
- Thunder Wave
Como acabei de dizer, leftovers para recuperar vida, aliados ao leech seed e protects recuperam bem o HP, em caso de oponentes que possívelmente nao conseguirão destruí-lo facilmente e pokemons rapidos, esta aí thunder wave para paralisá-los, o que tambem ajuda a recuperar vida com um pouco de sorte no caso de falha do protet.
Power whip como STAB pra bater de vez enquando, principalmente em pokemons com pouco HP paralizados.
Não preciso falar muito pois creio que esse seja um ferrothorn bem comum esse.
Unica alteração nesse por enquanto foi a shed shell que ainda estou testando, mas que ja me salvou de chandelures e magnezones.
One (Excadrill) (F) @ Life Orb => Air Baloon
Trait: Sand Rush
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
- Earthquake
- Brick Break => Swords Dance
- X-Scizor => Swords Dance => X-Scizor
- Rock Slide
Sand Rush ajuda na hora de atuar como revenge killer de vez enquando, pelo menos até agora não achei o que bata mais rápido do que ele na sandstorm, o bom ataque e a life orb garantem OHKO em muita coisa. Ainda mais como na maioria dos casos onde ele recebe o Baton Pass do gliscor.
Earthquae como powerfull STAB que bate pelo menos neutro (o que nesse caso já faz um estrago), rock slide e brick break para dar um coverage maior.
No ultimo slot, fiquei com duvida entre X-Scizor e Swords Dance, mas creio que a life orb ja garante estrago suficiente, ainda mais com o gliscor Baton Passer no time. o X-Scizor garante um coverage maior.
Bom, com air baloon, sobra espaço para usar o SD, que me dá maior poder de ataque do que o original life orb.
Após algumas mudanças esse é meu moveset final, agradeço todas as dicas que recebi.
FadeToBlack (Gliscor) (F) @ Leftovers
Trait: Sand Veil
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SDef
Impish Nature (+Def, -SAtk)
- Earthquake
- Swords Dance
- Baton Pass
- Ice Fang
Esse é na minha opnião o pokemon chave no meu time, sendo o imune aos earthquakes que virão aos meus metallicos, me dando um turno de vantagem na maioria dos casos para usar SD, e na hora em que o novo oponente entrar, sentindo o perigo, um baton pass para quem for mais conveniente é sempre bem vindo.
O baton pass para excadrill é realmente muito bom, aumentando expressivamente seu ja poderoso ataque, no caso de um baton pass para jirachi (do qual ainda nao falei) que tambem usa ataques fisicos, o baton pass é realmente de grande ajuda, tyranitar é o mesmo caso. Já heatran nao aceita muito bem seus baton passes ja que este usa ataques especiais, sendo nesse caso a troca mais efetiva.
Ice Fang é para dar cobertura contra os outros gliscors que costumam ser bem chatinhos, ou pegar algums outros caras desprevinidos.
T Unforgiven (Jirachi) @ Leftovers
Trait: Serene Grace
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 SDef
Careful Nature (+SDef, -SAtk)
- Iron Head
- Iron Defense
- Wish
- Body Slam
Esse é pra mim um dos melhores pokemons do time, com sua serene grace, body slam além de bater nulo em muita coisa, ainda tem uma grande chance de paralisar o oponente, possibilitando a tecnica de flich com o iron head em seguida.
Wish para recuperar seu HP e dos parceiros de time quando necessario.
Assim como no tyranitar, as EVs e a nature cuidam da Sdef, e o iron defense cuida da Def.
Cure (Vaporeon) (F) @ Leftovers
Trait: Water Absorb
EVs: 252 HP / 252 SDef
Calm Nature (+SDef, -Atk)
- Surf
- Toxic
- Protect
- Aqua Ring
Bom, ja que heatran nao está mais com essa bola toda, minha escolha entre os que me foram indicados foi vaporeon para me proteger dos tipos fogo, aproveitando seu bom HP, aqua ring e leftovers recuperam legal, surf pra bater com stab e protect para ajudar na recuperação mais tranquilamente. Um revenge killer foi substituido por um Wall, mudança meio drástica, mas creio que funcione bem. com water absorb me da mais proteção ainda contra water types. Toxic para envenenar os oponentes enquanto me recupero, dano uma função annoyer pra ele tambem.
Conclusão
Esse é por enquanto o melhor time que ja fiz, mas ainda assim sinto que há fraquesas, pois pokemon tambem tem uma coisa de sorte às vezes, um critical inesperado que destrói o time, ou um pokemon com um move inesperado, um predict mal feito, etc.
E como eu disse antes, o time está aqui para que vocês "rate my team" ^^, avaliem, critiquem para que eu possa melhorar, todo tipo de dica é bem vinda, ainda asi por que eu ainda não tenho muito as manhas do jogo, sobre itens, moves e etc.
Por enquanto, valeu.
Amanhã eu posto a threat list, eu ja tava com quase tudo pronto, mas esqueci do bendito ctrl+s antes de desligar e ai bom, ainda nao a refiz, embora ela nao estivesse terminada ainda mesmo, pelo menos essa parte eu ja terminei ^^ [eu acho xD]
Agradeço a todos que ja me ajudaram, e espero que eu tenha interpretado corretamente as sujestões e dicas ainda são e sempre serão bem vindas.
Última edição por Lipe-San em 02.05.11 21:30, editado 4 vez(es)