A minha primeira intenção ao montar esse time foi a de usa-lo no Torneio de mono de P.O, aqui da PokéEVO, e também um dos meus tipos favoritos em Pokémon. Passei pela primeira fase, mas na segunda cai pra um mono Fighting. Bom, apesar do tipo dark ser fraco contra o tipo mais presente no metagame atual, e no antecessor, conta com alguns privilégios, como por exemplo imunidade a Psychic, alguns Pokémon tipo Dark tem o segundo tipo Ghost, tornando ainda mais interessante a usagem desses tipos para mim. Além de serem lindos enigmáticos e vivem sobre a luz do luar que é o que há de mais interessante em Pokémon desse tipo. Vejamos agora como foi feito a montagem desse time irreverente.
Processo de Criação
Primeiramente eu precisava de um lead que fosse do tipo Dark, e que pudesse me dar uma grande vantagem no começo da partida, nesse caso eu escolhi Sableye, além de possuir o tipo :ghost: :dark: , tem sua trait super interessante Mischievous Heart, que faz qualquer um na maioria das vezes desistir antes de começar a partida.
Tendo um lead que pode preparar o campo de certa forma, precisa de um Sweeper, optei por Zuruzukin, pela sua coverage e por possuir Dragon Dance, pois feito isso na maioria das vezes da Sweep no time do adversário todo.
Sendo um monotype Dark, isso o torna muito frágil principalmente para Pokémon do Tipo Fighting nesse caso, optei por um Spiritomb, para essa fraqueza não ser tão efetiva quando encontrar alguns Pokémon desse tipo, e que não é coisa muito dificil de acontecer atualmente, Roobushins são as principais Pop-Stars que entram fazendo desordem aqui, porém se Spiritomb estiver no meio, creio que seja um ponto á mais para meu mono.
Certo, Spiritomb, pode dar um certo KO em Fightings, porém não pode fazer grande coisa contra os tipos bug, nesse caso optei por Sazando (ou Hydreigon), para a aniquilação desse tipo que pode causar um pouco de estrago aqui.
Certo, meus problemas contra bugs e Fightings estão de certa forma barrados, porém tem uma peste, do tipo Fighting, que chega chegando com Spore/S.Dances, depois Mach Punch, esse Spore é o feito que faz dar tempo pro boost miserável, nesse caso optei por Honchcrow para barrar essa peste, além de sua coverage super alta também no estilo Wall breaker, e com Insomnia não cai pra Spore.
Certo, Waruvial não é nenhuma excelência em Pokémon pra se usar, porém além de gostar muito desse lindo, junto com Choice Scarf e sua trair Moxie *ou Earthquake Spiral*, pode ajudar muito, e da uma coverage legal pro team.
Então o resultado final é esse:
Vejamos agora detalhadamente cada Pokémon. ^^
Aproximando os olhares:
Sableye (M) @ Leftovers
Trait: Mischievous Heart
EVs: 252 HP / 136 Def / 120 SDef
Sassy Nature (+SDef, -Spd)
- Taunt
- Recover
- Will-O-Wisp
- Night Shade
Overview: Meu lead espetacular e inusitado, barra os Entry-Hazards, barra os Setupers, deixa quase todo mundo burned, recupera seus prejuízos com Recover, Nightmare pra causar um dano legal em qualquer Pokémon que não seja normal. A combinação de tipos Will-o-Wisp com Recover é formidável e com a ajuda de Mischievous Heart, fica insuportável ficar na frente desse Sableye, na maioria das vezes Sableye só cai pra alguns moves super efetivos do modo especial. Além de também cobrir a fraqueza tensa que existe no meu monoteam, Pokémon do tipo Fighting não tem muito o que fazer aqui a não ser correr.
Zuruzukin (M) @ Lum Berry
Trait: Earthquake Spiral
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
- Dragon Dance
- Crunch
- Drain Punch
- Ice Punch
Overview: Após um Dragon Dance, fica fácil pra Zuruzukin sweepar, sua trait aumenta seu ataque a cada Pokémon derrotado, Lum Berry cura algum prejuízo como Paralyz ou Burn, Crunch para stab, Ice Punch além de coverage alto, pega Flying, Drain Punch tem um dano após algum Pokémon derrotado e deixa Zuruzukin novinho em folha, com seus atrbutos legais em Def e Sdef fica difícil de tira-lo do campo sem perder alguns Pokémon.
Spiritomb (M) @ Choice Specs
Trait: Pressure
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 SAtk
Modest Nature (+SAtk, -Atk)
- Will-O-Wisp
- Trick
- Psychic
- Dark Pulse
Overview: Mais uma combinação tensa do team, :dark: :ghost: no intuito de barrar os Fighting de avançarem facilmente pelo team, Psychic, OHKO na maioria dos Pokémon Fighting, Dark Pulse Stab, Trick para trapar algumas Walls e Setupers que possam aparecer no caminho, Will-o-Wisp para deixar mais fácil a atividade do team. Spiritomb tem a missão de destruir ou inutilizar os Fightings que vão avançando pelo team, pois se feito isso fica mais fácil de ter a vitória no final.
Sazandora (M) @ Choice Scarf
Trait: Levitate
EVs: 4 Atk / 252 SAtk / 252 Spd
Naive Nature (+Spd, -SDef)
- Draco Meteor
- Fire Blast
- Earth Power
- U-turn
Overview: Sazandora, tem a função de queimarcom Fire Blast, literalmente os Pokémon bugs que possam vir querer brincar com o time Dark from hell, Draco Meteor da kill em quase todo mundo, e principalmente em outros Dragões, Earth Power coverage alta e pode pegar vários tipos como Rock, Steel, Electric. U-turn pra Scout e não tomar prejuízos a fazer algum switch-in. Com Levitate Sazandora pode também entrar na frente de Pokémon com Earthquake, que na maioria são fracos contra :ground: moves, e usar Earth Power.
Honchkrow (M) @ Life Orb
Trait: Insomnia
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Naive Nature (+Spd, -SDef)
- Heat Wave
- Superpower
- Sucker Punch
- Drill Peck
Overview: Honchcrow, é minha principal arma contra Breloom, pois absorve Spore com Insomnia, depois revida com Drill Peck. Heat Have pega alguns Scizors e Forretress, Sucker Punch se torna priority quando o oponente não usa algum move que não seja da categoria Other, Superpower pode dar OHKO em grande parte do Metagame, e Drill Peck para stab e dar counter nos Figtings que possam vir a frente.
Warubiaru (M) @ Choice Scarf
Trait: Earthquake Spiral
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
- Earthquake
- Crunch
- Stone Edge
- Brick Break
Overview: Set Classic, aproveita a sua trait para ganhar boost e dar kill em grande parte do time do oponente com Earthquake Stabeado, Stone Sdge pega Ice e Flyings, Crunch mais um Stab, Brik Break pra aumentar a coverage, apesar de que o mais utilizado costumar ser Earthquake e Stone Edge. Waruvial Scarfed ultrapassa vários Pokémon e com seu boost em ataque a cada pokémon derrotado, costuma levar um grande núemero de adversários, apesar de não possuir uma grande vantagem nas suas defesas e seu tipo não ser algo pra se gabar muito, pois só lhe deixam mais fraco para coisas que tem com frequência no metagame atual, porém se na hora certa e bem usado, causa grandes danos.
Bom pessoal, That's a Folks, acredito que por ser um monotype não tenha tanta necessidade de que eu poste a Threat list.
Está aberto para críticas, sugestões e elogios.