PokéShiny

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+2
Kaze
Yingjie
6 participantes

    [Debate] O que realmente é RIP?

    avatar
    Yingjie
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 505
    Data de inscrição : 17/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sertãozinho

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Yingjie 02.01.13 20:18

    Criei este tópico para a galera da Line Arts por que lá o pessoal está precisando e muito. Mas achei interessante postar aqui. O intuito deste tópico aqui é o mesmo que lá. Não quero criar brigas, apenas alertar e debater sobre o assunto caso aja algo para se debater. Espero que seja útil aqui também.



    ~[Introdução] O que é RIP~
    RIP é um termo utilizado para o plágio em fóruns que tenha a temática relacionada a Design e Arte(mas não somente estes fóruns com este temática).

    ~O que é considerado RIP~
    É considerado RIP quando você usa outro trabalho de um artista sem a permissão dele. Um erro comum cometido por aqui é o uso de trabalhos de outras pessoas sem a permissão da mesma para tal edição. Muitos pack de stock contém drawings. O uso deles sem a permissão do autor é classificado como RIP. Portanto cuidado com a da procedência dos recursos baixados por vocês.

    ~Precauções~
    Algumas precauções podem ser tomadas na escolha de recursos. Vou citar algumas.
    -Nunca pegue nenhum "recurso" do deviantART se não for da categoria "Resources & Stock Images"
    -Sempre busque ler as normas do site em que você está pegando tal recurso.
    -Nunca pegue recursos pelo Google Imagens, pois alguns podem estar com direitos autorais.
    -Caso baixe uma .PSD nunca utilize dos recursos da mesma, pois a cópia de uma única layer é considerada RIP.
    -Não faça pack resources sem pesquisar a procedência dos recursos que está disponibilizando. Pois do contrário sempre irá algo com direitos autorais.
    -Cuidado no uso de wallpapers, já que muitos não são para uso e podem se encaixar em RIP.


    Usem de argumentos validos caso a intenção for o debate.
    Kaze
    Kaze
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 4686
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 28
    Localização : Acre

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Kaze 02.01.13 20:37

    Vai fazer 1 ano mais ou menos que eu não baixo recursos... normalmente eu mesmo produzo os meus recursos...

    e quanto ao rip, eu acho que inclui em roubar idéia... visto que rip é basicamente traduzido em plágio...

    Plágio pra mim é qualquer coisa que tente copiar ou copie... alguém se "basear" em uma sign e ela chegar ao ponto de lembrar muito a outra sign, ao meu ver já é ripp.
    Chaosdeath
    Chaosdeath
    Designer
    Designer


    Mensagens : 931
    Data de inscrição : 07/04/2012
    Idade : 28
    Localização : Atrás de Você !

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Chaosdeath 02.01.13 20:45

    Ainda bem Yng que se postou esse topico, eu ia postar o que o Magic fez mais esse aki ja tah otimo .
    Andei vendo em alguns lugares por ai membros sendo banidos por apenas se inspirarem em signs sem ao menos copiar nada, e isso vai ajudar a refrescar um pouco da ideias.
    Magic
    Magic
    Designer
    Designer


    Mensagens : 228
    Data de inscrição : 17/07/2011
    Idade : 27

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Magic 02.01.13 21:04

    Chaos - http://www.pokeshiny.com/t8473-explicacao-o-que-e-rip

    Mas ok. '-'

    E parabéns pelo tpc [Debate] O que realmente é RIP? 534588
    avatar
    Yingjie
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 505
    Data de inscrição : 17/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sertãozinho

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Yingjie 02.01.13 21:19

    Kaze escreveu:Vai fazer 1 ano mais ou menos que eu não baixo recursos... normalmente eu mesmo produzo os meus recursos...

    e quanto ao rip, eu acho que inclui em roubar idéia... visto que rip é basicamente traduzido em plágio...

    Plágio pra mim é qualquer coisa que tente copiar ou copie... alguém se "basear" em uma sign e ela chegar ao ponto de lembrar muito a outra sign, ao meu ver já é ripp.
    Roubo de ideia não é caracterizado como RIP. Este é um dos erros mais comuns cometidos por alguns também. A cópia de ideia apenas indica uma total falta de criatividade.

    -Chaosdeath- escreveu:Ainda bem Yng que se postou esse topico, eu ia postar o que o Magic fez mais esse aki ja tah otimo .
    Andei vendo em alguns lugares por ai membros sendo banidos por apenas se inspirarem em signs sem ao menos copiar nada, e isso vai ajudar a refrescar um pouco da ideias.
    Realmente esta á uma concepção errada. Banir por cópia de ideias é errado.

    Magic escreveu:Chaos - http://www.pokeshiny.com/t8473-explicacao-o-que-e-rip

    Mas ok. '-'

    E parabéns pelo tpc [Debate] O que realmente é RIP? 534588
    Algumas informações erradas, mas bem explicativo.
    Piks Sensei
    Piks Sensei
    Designer
    Designer


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 13/01/2012
    Idade : 26
    Localização : Atrás de você ~*

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Piks Sensei 02.01.13 21:35

    Concordo com o yin, hoje a galera banaliza o Rip
    Se o cara ve um style parecido já fala que é rip paokspokasopasopapok
    Curti o tpc manolo [Debate] O que realmente é RIP? 947742
    Mr.Coal
    Mr.Coal
    Administrador e Designer
    Administrador e Designer


    Mensagens : 4350
    Data de inscrição : 13/05/2009
    Idade : 32

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Mr.Coal 02.01.13 21:42

    Em um mundo onde tudo é compartilhado, é complicado você ter suas coisas protegidas.

    Acho que a consideração do RIP vai do bom senso de cada um. De certa forma eu já sou uma carta velha no baralho de forums por aí e já vi diversos casos envolvendo utilização de idéia e imagens de terceiros. Isso é grave. Um designer bom no mundo da internet é altamente valorizado. Eu tenho um primo que virou moderador de página de facebook porque eu fiz uma simples imagem pra ele, e o grupo lá adorou e etc. E é isso que todos que se submetem ao photoshop, corel, gimp querem... querem ser aceitos no meio em que se colocam e o mundo do design é uma forma de ascensão rápida.

    Aqueles que não tem paciência, ou que não tem imaginação (sim, eu considero que todos tenham talento... basta saber onde desenvolver) e não conseguem ser bons designers podem ficar frustrados com isso. Em situações onde a pressão é grande, ou a pessoa é fraca, ela pode se utilizar das coisas dos outros para poder se dar bem. Um exemplo clássico por aí são os fórums. Muitas vezes eu já vi forums que eram exatas cópias de outros forums, inclusive da shiny!!! Nosso forum tem uma boa popularidade, temos designers de qualidade, jogadores de qualidade, equipe de qualidade, usuários de qualidade... quem não quer isso em seu forum?? E é aí que começa o problema.

    Na minha concepção, RIP é um caso onde está visível e indiscutível de que alguma coisa foi copiada e utilizada sem a permissão do dono original, com a pessoa afirmando e confirmando que a obra é completamente de sua autoria. Eu passei a considerar as coisas assim, quando minhas obras passaram a ser constantemente ripadas, daí eu tive que parar e analisar: "Espera... em que casos eu terei que me estressar, e em que casos eu poderei ignorar?". Com isso em mente, eu paro, analiso o RIP, dou minhas risadas e tomo minhas atitudes quando necessário.

    Sobre a questão da inspiração, eu acho isso relativo, mas não tão pesado quanto o RIP completo. Inspirar em outros trabalhos é normal, eu faço isso cada vez que eu vou fazer uma sign... eu abro uma sequencia de 10 signs de diversos designers, as coisas que eu achar legal eu posso tentar fazer na minha sign, ou não, dependendo do tema. MAS, diferente de um ripper, que pega a imagem de inspiração, recorta, e coloca na sign, eu refaço o detalhe à minha maneira, ajustando à minha mão, ao meu estilo, à minha identidade. Ser signeiro é isso gente, saber utilizar aquilo que você vê a seu favor na hora da pen tool. E na hora de julgar alguém por causa da inspiração, tem q saber o que está fazendo. Mesmo quando alguém se inspira MUITO em uma sign minha para criar outra eu não reclamo, mas eu acho muito engraçado, pois o efeito geralmente é cômico. E eu considero isso um rip até leve, quem leva casos de inspiração muito a sério é pq nunca teve uma sign sua editada no paint por um rand qualquer que queria fama... existem casos mais graves de rip para se preocupar.

    Com as imagens do google já é mais delicado. Nós, signeiros sobrevivemos com as artes que os outros fazem. A não ser que você faça um trabalho artesanal, ou abstrato, as signs são compilações de imagens, o que é de sua autoria ali na verdade é a borda. Mas a borda sozinha é sem graça, a render e o BG são fundamentais para a harmonização do trabalho. Não vou dizer que respeito copyright fielmente, eu não sou santo, e sou usuário do google, então se usar imagens do google for considerado RIP, podem me prender porque eu já pratico isso há 4 anos. Eu não tenho paciência para sentar em um banco de recursos e esperar pela imagem perfeita para meu tema. Signeiros trabalham em demanda, e a imagem tem de ser achada ali, na hora... é uma corrida pelas melhores imagens, e ultimamente tem estado dificil encontrar boas [Debate] O que realmente é RIP? 579298 Aqui no forum todos os designers (eu disse todos) usam imagens do google, e o conceito de copyright vai pras cucuias mesmo

    Sendo assim, nossas signs estariam sujeitas à livre utilização por estarem no google?? Talvez... mas signs são imagens completamente específicas, e você só encontra em forums mesmo, onde existe esse conceito de assinatura. Quando se copia algo assim, é para o mesmo fim, por isso é tão facil de se encontrar casos de rip.

    Aqui no forum o rip é proibido. E a gente pune os casos onde é clara a cópia de imagens. Nós estudamos muito bem os casos que encontramos para ter certeza do que estamos fazendo. E nós dificilmente tomamos as dores de alguém. Quem é ripado é quem tem que apontar o dedo e lutar pelo seu trabalho. Quando o caso envolve o designer (ou designers, como já aconteceu) da equipe, eu intervenho, pois o trabalho foi feito sob a demanda do fórum, e quem cuida do forum é a administração.

    Bem, gente, este é o meu pensamento... adorei a discussão, essas coisas são esclarecedoras [Debate] O que realmente é RIP? 936
    avatar
    Yingjie
    Usuário Registrado
    Usuário Registrado


    Mensagens : 505
    Data de inscrição : 17/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sertãozinho

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Yingjie 02.01.13 22:38

    P.S: Como tu também vi muito RIP. Em 3 fóruns de design em que fui moderador eu era o único em que caçava os ripers e cada coisa que vi e dei um veredito sobre "culpado ou inocente", hoje quando lembro de alguns vejo que fui ingenuo e que os banimentos não eram para serem aplicados.

    Sim coala, quem está neste ramo quer ser valorizado e realmente existe uma cópia gigantesca por parte de muitos e como tu disse até mesmo de fóruns. Vejo o exemplo de cópias de fóruns como Kromus e Demons. Skin postada na hitskin copiadas dos fóruns.
    Sobre a frase: "Na minha concepção, RIP é um caso onde está visível e indiscutível de que alguma coisa foi copiada e utilizada sem a permissão do dono original"
    Sim, isto foi o que eu disse. RIP é onde está visível a cópia. Agora roubo de ideia já é falta de criatividade. Inspiração é diferente de roubo de ideia.
    E claro todos nós já usamos imagens com direitos autorais... Até eu já usei em algumas signs, temas que contenham direitos autorais e me orgulho do resultado de algumas. Mas é sempre bom não usa-las quando der para evitar, coisa que venho fazendo ultimamente.
    Digamos que se seguirmos o nosso método de uso de recursos(buscando no google), uma pessoa poderia simplesmente utilizar as nossas signs por estar no google. Por isso sempre faça útil dos métodos que citei para não dar argumentos a uma pessoa que esteja usando uma sign sua.

    Conclusão... está discussão em fóruns de design e arte em que a modelada predomina é extensa, pois os membros fazem sign com temas famosos como animes, filmes, bandas e afins. Diferente de uma tag que pode ser feita com uma foto ou stock sem direito autorais.
    Piks Sensei
    Piks Sensei
    Designer
    Designer


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 13/01/2012
    Idade : 26
    Localização : Atrás de você ~*

    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Piks Sensei 02.01.13 23:01

    Nss mano, é muito texto, mas o coala falou tudo *0*
    E as vezes nem concordo com as tuas opiniões coal
    Mas dessa vez, falou exatamente o que eu acho de forma mais detalhada
    apkoskaopsokpaskopaksopaokpsa

    Conteúdo patrocinado


    [Debate] O que realmente é RIP? Empty Re: [Debate] O que realmente é RIP?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -
      » Debate

      Data/hora atual: 20.05.24 16:47