5ª Geração: Flying Types
Assim como em toda geração, Unova está cheio de pássaros, voando livremente pela região. Resolvemos então juntar todos eles pra dar uma olhada em cada um. Sendo o tipo com mais representantes até agora (12 no total) o tipo flying nos traz algumas surpresas e algumas decepções... vamos a eles:
- #521 - Unfezant
80 - 105 - 80 - 65 - 55 - 93
Unfezant já é a primeira decepção do tipo. Ele é apenas mais um Normal/Flying encontrado no início do game, e, ao que parece, a Gamefreak não deu importância alguma pra ele. Tem péssimas defesas, necessitando sempre usar Focus Sash e possui um Ataque mediano, que é arruinado por seu fraco movepool. Mas ele ainda pode, com muito custo, ser usado em metagames baixos, graças a Tailwind e Hypnosis que ele carrega e pode contar com os crritical hits dados pela ability Super Luck. Qualquer coisa além disso já está acima da capacidade de Unfezant, um dos pássaros mais limitados do jogo.
- #528 - Swoobat
67 - 57 - 55 - 77 - 55 - 114
Swoobat é fraco ofensiva e defensivamente, mas ele possui outra utilidade como support. É um dos mais rápidos de seu metagame, e possui acesso a Taunt e Roost. Seu movepool não é muito bom, com acesso a apenas alguns moves úteis, que não o deixa completamente inútil. Unaware é uma ability bem útil a essa função de supporter, em contraposto a Klutz, que é inútil. Simple, que ele recebe via DW, é muito útil também, principalmente na hora do boost. Inelizmente, Swoobat é fraco a tipos comuns como Ice, Rock, Dark e Electric, mas resiste bem a Fight e Psychic, igualmente comuns.
- #561 - Sigilyph
72 - 58 - 80 - 103 - 80 - 97
Com uma aparência peculiar, Sigilyph causa espanto à primeira vista, mas é um pokémon bom na hora de jogar. É conhecido como um pokémon chato, pelo fato de seu movepool ser voltado exclusivamente para trabalhar a paciência do oponente. Seu movepool defensivo faz dele um cara durão nas batalhas, fazendo o oponente suar pra tirá-lo de campo. Suas abilities são muito úteis a ele, Wonder Skin reduz a chance de adquirir status negativos, Magic Guard previne danos indiretos e Tinted Lens potencializa os ataques não tão efetivos. As únicas barreiras para o caminho ofensivo de Sigilyph é o seu tipo Psychic/Flying, que possui fraquezas bastante comuns, e a falta de uma presença mais ofensiva em campo. Mas uma vez que suas cartas são lançadas e seu inimigo vai abaixo, Sigilyph é dificil de se parar, e é complicado enfrentar sua ira cósmica.
- #567 - Archeops
75 - 140 - 65 - 112 - 65 - 110
Archeops sem dúvida nenhuma é um monstro. 140 de Atk, 112 de Sp.Atk e 110 de Spd fazem dele uma máquina de matar impressionante. Possui movepool bem extenso, com várias opções e combinações, sem falar das muitas resistências e o ótimo STAB que o seu tipo tem. Infelizmente tudo isso é assombrado por sua ability Defeatist, que corta os stats ofensivos pela metade quando o HP está abaixo de 50%. Esse fato destruiu a reputação de Archeops e o jogou nas baixas tiers. Se não fosse por sua ability, Archeops seria um dos pokémons mais temidos do jogo. Mas mesmo assim ainda é possivel usá-lo, principalmente com HP cheio, ele ainda causa um bom estrago.
- #581 - Swanna
75 - 87 - 63 - 87 - 63 - 98
Swanna é mais um Water/Flying que cai em nossas mãos e com não-surpreendentes stats mediocres, movepool ruim e péssimas combinações. Swanna tem poucos elementos que a fazem atrativa para um time, a principal delas talvez seja Tailwind. Suas abilities, Keen Eye, Big Pecks e Hydration não são muito úteis a ela, e não chegam a amenizar a dor de ter que usá-la. No mais é um pokémon fadado a estar no fundo do metagame Neverused.
- #587 - Emolga
55 - 75 - 60 - 75 - 60 - 103
Competindo árduamente com Swanna pelo cargo de pior Flying da geração, Emolga é outra que tem stats pobres. Mas, diferente de Swanna, ele possui uma velocidade razoável, e abilities que são úteis devido ao seu tipo Flying/Electric. Infelizmente, mesmo com isso, ainda é dificil encontrar Emolgas em times atuais, também pela reputação de seus antecessores, começando pelo rato elétrico Pikachu. De todos eles, Emolga talvez seja a que mais se beneficiou, com abilities e moves que valorizam a si mesmo. É um pokémon que também está fadado às tiers baixas.
- #628 - Braviary
100 - 123 - 75 - 57 - 75 - 80
Braviary foi um dos pokémons mais esperados e foi colocado como o Normal/Voador oficial da geração (onde Unfezant foi ignorado), e ele realmente faz jus aos elogios. Possui uma excelente base de Ataque, acesso ao STAB Brave Bird, a ability Sheer Force (que sacrifica os efeitos secundário dos moves para dar um bônus no dano) e acesso a bons moves, fazendo-o um dos melhores pássaros da geração como um atacante poderoso e ainda um suporte para o time. Possui uma velocidade decente e isto somado ao seu alto ataque consegue passar pelas barreiras de sua tier, se utilizado os elementos certos. No mais, é um bom pokémon e com um bom ajudante pode ser tornar muito perigoso.
- #630 - Mandibuzz
110 - 65 - 105 - 55 - 95 - 80
Mandibuzz tem uma aparência cruel, mas na verdade ela é puramente defensiva. Não só seus stats dizem isso como seu movepool também é muito defensivo e dá todos os elementos para Mandibuzz poder ficar à vontade. Sua ability Overcoat a protege das usuais Weathers e Big Pecks não a deixa diminuir a defesa. Atacar não é o seu forte, mas ainda assim ela tem alguns moves de dano na manga. Sua fraqueza a stealth rock a joga para tiers mais baixas, mas surpreendentemente ela é encontrada em alguns times fazendo seu trabalho de Wall em tempo integral.
- #641 - Tornadus
79 - 115 -70 - 125 - 80 - 111
O Primeiro e único tipo Flying puro de todo o jogo, Tornadus é o primeiro dos 3 gênios. Sendo bem inferior que seus irmãos, Tornadus tem STAB Hurricane na manga e consegue se safar pelo tipo puro, mesmo com as fraquezas usuais do tipo voador. Sua ability Prankster é muito útil, e seus stats são de uma verdadeira lenda. É claro que, se comparado aos outros dois, ele é bem menos útil, mas, na falta, ele pode ser usado normalmente.
- #642 - Thundurus
79 - 115 - 70 - 125 - 80 - 111
Thundurus é um dos três gênios, e talvez o mais bem sucedido deles. Com os mesmos stats stats que seu irmão Tornadus, Thundurus vence pelo tipo adicional elétrico e movepool o fez crescer tanto que hoje ele habita o terreno sombrio do Uber metagame. No meio dos grandes pokémons, Thundurus não faz feio com o Thunder mais poderoso do jogo após um Nasty Plot. Usando mão de sua ability Prankster, ele tem Thunder Wave prioritário, causando dores de cabeça, e ainda tem peito pra segurar hits de poderosos pokémons. Com o suporte do time certo, Thundurus é difícil de se parar, e torna-se uma arma mortífera no metagame.
- #645 - Landorus
89 - 125 - 90 - 115 - 80 - 101
Landorus é mais um pokémon que tem tudo para fazer sucesso. STAB Earthquake já causa um estrago imenso, mas com a ability Sand Force, o terremoto alcança níveis surpreendentes, e ainda gera um boost em Stone Edge. Além disso, Landorus não nega o lado especial, possuindo movepool variado para se adequar ao tipo. Ele ainda tem stats aceitáveis de defesa e uma combinação de tipos que conferem imunidade a Ground e Electric e uma útil resistência ao tipo Fight. Mesmo assim, ele é ainda fraco a Water e Ice e isso pode ser um problema se considerarmos o número de pokémons que carregam moves desses tipos. A esse problema, associamos a sua posição no metagame Overused, e não no uber, como seu irmão Thundurus.
- Pokemons com tipo Flying Secundário:
---
Obs.: Os stats apresentados estão na seguinte ordem: HP - Attack - Defense - Sp. Attack - Sp. Defense - Speed
========== Agradecimentos a PDLH.net ==========