Dicionário Pokéshiny
Alguns termos e abreviações freqüentemente usados no fórum e durante as batalhas.
Alguns termos e abreviações freqüentemente usados no fórum e durante as batalhas.
Anti Lead - Pokémon utilizado como lead exatamente porque pode bater os leads mais comuns.
Batton Chain - Times baseados em diversos pokémons com Batton Pass.
Balanced - Estratégia normal, onde você tem um poke com cada função. Ex: Lead, Physical sweeper, Special Sweeper, Mixed Sweeper, Physical wall e Special Wall.
Block Spin - Pokémons usados para cancelar a função do Spinner do oponente, pokemons fantasmas são usados para essa função.
Bulky Ofense - Maneira de jogar fazendo o oponente bater o mais fraco possível para que você possa bater nele enquanto ele troca.
CH - Critical Hit.
Cheap - Pokémons e estratégias consideradas apelativas, por não exigirem habilidade ou criativada por parte do jogador.
Choice User - Pokémon que usa um item Choice (Band, Scarf ou Specs).
Cleric - Pokémon que utilize golpes como Heall Bell ou Aromatherapy para curar todo o time.
Counters - Pokémons específicos para barrar outro pokémon ou alguma estratégia em especial.
Double Status - Pokémons que usam dois golpes de bad status.
Dual Screen - Reflect + Light Screen.
Early Game - Início da batalha, geralmente os oponentes ainda tem os 6 pokémons com poucos danos.
Entry Hazards - Moves que fazem os pokémons do oponente receberam dano ao entrar em campo: Spikes, Stealth Rock e Toxic Spikes.
Full Offense - Bater até não poder mais, fazendo o oponente não ter pra onde correr.
GG - Good Game, bom jogo.
GL - Good Luck, boa sorte.
Hax - Sorte em um golpe, proporcionando Critical Hit, Paralyze, Flinch.
Late Game - Final da batalha, onde muitos pokémons já estão derrotados ou já sofreram sérios danos.
Lead - Pokémon inicial de cada jogador.
Middle Game - Meio da batalha, alguns pokémons já foram derrotados ou já sofreram danos.
Miss Click - Usar um golpe que não pretendia usar.
Mixed Sweepers - Pokémons voltados para o ataque usando tanto golpes especiais como físicos.
Movepool - Todos os golpes que o pokémon aprende.
NFE: Not Fully Evolved - Pokémon ainda não totalmente evoluído.
Noob - Jogador Pouco experiente, que não tem conhecimento de determinado conceito.
NU - NeverUsed - Pokémons muito pouco ou quase nunca usados competitivamente.
NVE - Not Very Effective
OU - OverUsed - Pokémons mais usados competitivamente.
Perish Trapper - Pokes que usam perish song + golpes que prendem.
Phazar, Phaze - PseudoHaze. Haze Falso. Normalmente usado para referir Pokémons que usam Roar e Whirlwind, não para mudar o Pokémon do oponente, mas para eliminar os Stat Boosts de Swords Dance, etc. como faria o Haze.
Physical Wall - Pokémon com alta Def, voltado para derrubar atacantes físicos
Pinch Itens - Itens só ativados quando o pokémon está com 25% (1/4) de HP.
PP War - Jogo onde você e seu oponente disputam quem tem mais números de golpes afim de que o outro dê Struggle para se matar aos poucos.
Prediction/Predict - Prever o que o adversário irá fazer e contra ataca-lo de maneira eficaz.
Priority Move - Ataques que antecedem o ataque adversário, mesmo que a Speed do pokémon adversário seja maior.Quando os dois pokémons em campo utilizam o ataque no mesmo turno, o pokémon mais rápido ataca primeiro.
Receiver - Pokémon que em um time com Batton Pass, irá receber os stats finais do Passer
Recoil - Dano causado por um ataque ao pokémon que o usou. Take Down, Double-Edge e Head Smash são alguns ataques que causam recoil ao usador.
Revenge Killer - Pokémon que entra na batalha após a morte de outro de sua equipe, com o intuito de matar o pokémon adversário com um golpe.
RU - Rarelyused
Scout - Pokémons usados para ver o que o oponente vai fazer, esses pokémons usam os golpes U-turn e Baton Pass.
SE - Super Effective
Set-Up - Usar ataques como Swords Dance, Dragon Dance, etc. ou lançar Spikes/Stealth Rock antes do oponente atacar ou prevendo que ele vá trocar de Pokémon.
Sleep Inducer - Pokemon com a função de fazer um adversário dormir.
Speciall Wall - Pokémon com alta SDef., voltado para derrubar atacantes especiais.
Spinner - Pokes usados afim de usar Rapid Spin para que cancele Spikes, Stealth Rock, Toxic Spikes e Leech Seed de sua arena.
STAB - Same Type Attack Bonus - Bonus de poder que um ataque recebe por ser do mesmo tipo do Pokémon que o usa.
Stall - Forma de jogar baseando o jogo na defesa, eliminando os adversários com toxic, burn, paralyze, spikes/stealth rock/toxic spikes, gerando trocas repetidas e sempre atacando de maneira moderada.
Stall Breaker - Pokémons que são ótimos para derrotar times Stall.
Standard - tipo mais comum, mais usado.
Status Absorber - Pokémons que sugam bad status.
Status Inducers - Pokémon que induz o adversário a alguma alteração de status, como poison, sleep, paralyze.
Suicide Lead – Pokémon inicial que utiliza algum golpe em benefício do time, e, geralmente, explodem ou morrem no turno seguinte.
Supporter - Ajudante, suportador, normalmente usado para referir Pokémons geralmente defensivos que ajudam a enfraquecer o oponente e/ou ajudar a team.
Sweeper - Pokémon especializado em Sweepar, ou seja, limpar os pokémons do oponente; derrotá-los um a um.
UBER - Pokémons extremamente fortes, onde todos são banidos do metagame OU.
UU - UnderUsed - Pokémons menos usados competitivamente.
Wall - Pokémon com bons atributos defensivos que consegue aguentar muitos danos e recuperar facilmente.